terça-feira, 28 de julho de 2009

Estatuto da Carreira Docente - A Discussão



Negociações para revisão do Estatuto da Carreira Docente começam hoje!

A revisão do Estatuto da Carreira Docente começa esta quarta-feira, mas as divergências entre os sindicatos e o Governo prometem marcar o processo, com os primeiros a exigirem o fim da prova de ingresso para os professores e os segundos a considerarem que é fundamental.

O diploma que regulamenta a prova de ingresso na carreira de professor estabelece a realização de, pelo menos, dois exames para todos os candidatos a docentes, sendo que uma classificação inferior a 14 valores (numa escala de zero a 20) é factor eliminatório.

No exame, comum a todos os candidatos, é avaliado o domínio da língua portuguesa e a capacidade de raciocínio lógico, enquanto na segunda componente da prova, também com duas horas de duração, serão avaliados os conhecimentos científicos e tecnológicos específicos da área ou áreas disciplinares associadas à formação académica dos candidatos.

Nesta avaliação, poderá ainda ser incluída uma oral ou uma prova prática nos domínios das línguas, ciências experimentais, tecnologias de informação e comunicação e expressões. A nota final resulta da média das duas ou três componentes da prova.

O que acham da revisão do Estatuto da Carreira Docente?

Concordam ou não?

Digam de V/ justiça!

2 comentários:

  1. Esta trampa ainda funciona?

    Acho bem! Muito bem! Em tempos de crise, o pessoal precisa de diversão...

    ResponderEliminar
  2. E por que não avaliar? Tudo o que é feito é preciso ser avaliado e não é diferente o trabalho do professor. Respeito muito o trabalho docente e o valorizo, mas qual o real objetivo da avaliação? Será apenas para julgar ou para reavaliar também o "Sistema de Ensino"? sistema este que não ajuda em nada o pobre profissional, que quase se enfarta por não poder ensinar como deveria. Os discentes são quase pagos para passarem de ano e mesmo assim ainda estão fraquíssimos, não sabem nada. E de quem é culpa? do professor? do sistema ou do aluno que ganha tudo mastigado e ainda assim não quer engolir...
    Que pena! Estou muito decepcionada com a Educação. Infelizmente! Desculpem, eu apenas fui sincera, sou educadora e falei do fundo da alma.

    ResponderEliminar